REFÊNC. BIBLIOG.


                      FONTES DE REFERÊNCIA SOBRE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
  • ALVES, Nilda & GARCIA, Regina Leite (orgs.). O Fazer e o Pensar dos Supervisores e Orientadores Educacionais. São Paulo: Loyola, 2004.
Trata-se de um conjunto de textos que relatam experiências de orientadores educacionais e supervisores pedagógicos. Ele traz experiências de trabalho conjunto da supervisão e Orientação Educacional, através do currículo, e atuação junto aos professores; experiências que relacionam a escola com a sociedade mais ampla e a vida cotidiana dos alunos, o trabalho educacional, assim como desafios específicos da ação desses profissionais". (LÜCK, Heloísa. Planejamento em Orientação Educacional")


  • CIACAGLIA, Lisa Renata Angelini & PENTEADO, Wilma Millan. Orientação Educacional na Prática. 5. ed. São Paulo: Thomson, 2006.
Orientação Educacional na Prática é uma obra voltada para a realidade brasileira, visando à formação e ao melhor desempenho do orientador educacional. Fundamenta teoricamente o trabalho desse profissional e o apresenta com enfoque prático. Sistematiza teorias, legislação pertinentes e as experiências, de décadas, das autoras que subscrevem os artigos apresentados, no exercício de funções e cargos diversos, em diferentes graus de ensino. (LÜCK, Heloísa. Planejamento em Orientação Educacional")

  • GRISPUN, Mírian P. S. Zippin (org.). A Prática dos Orientadores Educacionais. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
O livro é constituído por um conjunto de artigos de diferentes autores, que apresentam desdobramentos desdobramentos do trabalho da Orientação Educacional no primeiro seguimento do Ensino Fundamental; na promoção das relações interpessoais no interior da escola, da integração escola comunidade e da educação e trabalho. Também aponta para para a adoção da fundamentação teórico-metodológica do construtivismo para fundamentar a Orientação Educacional. (LÜCK, Heloísa. Planejamento em Orientação Educacional")

  • MARTINS, Floriano & MARTINS, José do Prado. Princípios e Métodos de Orientação Educacional. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1992.
A Orientação Educacional é considerada como desenvolvimento das relações interpessoais que envolvem os componentes da equipe escolar, as famílias e a comunidade. Propõe ao Orientador educacional a estratégia de atuação que parte do estudo preliminar da realidade escolar e extraescolar e dos relacionamentos humanos existentes na escola e entre esta e a comunidade. (LÜCK, Heloísa. Planejamento em Orientação Educacional")

  • MURIBECA, Maria Lúcia Maia. Orientação Educacional: a contextualização de um caminhar. João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba, 1999.
É apresentado estudo extensivo da Orientação Educacional, desde a sua contextualização na sociedade e na educação e sua definição na legislação educacional brasileira, assim como a sua evolução histórica ao longo das décadas. O trabalho tem uma conotação crítica de análise de posições e de possibilidade de desenvolvimento. (LÜCK, Heloísa. Planejamento em Orientação Educacional")

  • NERICI, Imidio. Introdução à Orientação Educacional. São Paulo: Atlas, 1992.
O trabalho apresenta as origens da Orientação Educacional, sua necessidade na escola, o papel do orientador educacional e o relacionamento da Orientação Educacional com as demais funções escolares. Também são apresentadas as ações específicas, como por exemplo em relação a atividade extraclasse e o círculo entre pais e mestres, suas especificidades nos diversos graus de ensino, a orientação vocacional, situação de intervenção da Orientação Educacional, técnicas de Orientação Educacional, avaliação da Orientação Educacional. (LÜCK, Heloísa. Planejamento em Orientação Educacional")

Nenhum comentário:

Postar um comentário