segunda-feira, 1 de julho de 2013

PARTICIPEM DA ESCOLHA DO TEMA DO 3º FÓRUM DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

Olá Orientadoras e Orientadores Educacionais!

     É com grande alegria que informamos sobre o nosso movimento para a realização do III Fórum da Orientação Educacional do Distrito Federal, a realizar-se no dia 29 de novembro de 2013.
     O Fórum dos Orientadores Educacionais trata-se de um espaço de encontro para celebrar as práticas exitosas no serviço de orientação educacional, reflexão sobre os desafios de nossa práxis e alinhamento pedagógico de nossas ações.  
      Esse espaço foi uma conquista realizada em 2011, a partir da parceria EAPE e UnB, que nessa primeira edição teve como foco a temática dos novos desafios profissionais para a formação e atuação do pedagogo.
      Em 2012 a Gerência da Orientação Educacional em parceria com a EAPE assumiu a articulação para a realização do segundo fórum, compondo uma comissão que levou a frente às discussões e direcionamentos para o debate da identidade, desafios e perspectivas para a orientação educacional.
Agora em 2013 é o momento de consolidar esse espaço como um movimento de todas as orientadoras e orientadores educacionais na busca continua por um trabalho de pertinência e relevância pedagógica e social.
    Para tanto, convidamos você a apontar qual temática julga ser prioridade para o foco dos debates no próximo fórum, na busca por direcionamentos e compartilhamento de práticas exitosas frente as situações-problemas-desafios do cotidiano da orientação educacional.


OS CINCOS TEMAS MAIS PERTINENTES SERÃO  COLOCADOS,
 AQUI NO BLOG, PARA VOTAÇÃO.

PRAZO FINAL PARA SUGESTÃO, DIA 15/07 às 23h59

19 comentários:

  1. Pensando no direcionamento e compartilhamento de práticas exitosas gostaria que o fórum debatesse sobre o papel do Orientador como o mediador de conflito, articulado com os eixos da O.P.
    Tenho interesse especial em saber do direcionamento da gerência sobre essa temática.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com a necessidade de discutirmos essa temática. Seria um sonho se a Telma Vinha (autora dos DVDs Conflitos na Escola) participasse do Fórum.

      Excluir
  2. Me interessa em debater o tema do processo pedagógico para a cosntrução da autonomia. Trabalho em CEF e vejo que esse debate muitas vezes é feito apenas na educação infantil e séries iniciais. Como seria o trabalho do orientador na temática da autonomia em todos os segmentos? Queria conhecer o trabalho dos colegas nesse tema.

    ResponderExcluir
  3. Nossa tem vários temas que gostaria de debater! Sugiro o tema do protagonismo, acho que tem tudo a ver com esse momento do Brasil e as manifestações. Acho que nossas escolas precisam educar para a cidadania, como orientadora de EC vejo poucas iniciativas práticas sobre esse tema.
    Fica a dica para EAPE: quero formação continuada nesse sentido!

    ResponderExcluir
  4. Sugiro: A atuação do Orientador Educacional na perspectiva da Pedagogia Histórico-crítica, Palestrante: Profº Demerval Saviani.

    ResponderExcluir
  5. Uma demanda que acredito ser a realidade de todos é o tema: "Rede Social e Aspectos Jurídicos na prática do Orientador Educacional."

    Acredito que debatendo a respeito, teremos mais clareza sobre o papel/responsabilidade de cada seguimento da comunidade escolar, no momento das intervenções e encaminhamentos de alunos que sofrem de maus tratos, abuso sexual, violência física dentro da instituição, relacionamento professor/aluno e vice versa, assedio moral, bulling provocado pelo aluno e professor entre outros.
    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Li as propostas acima e considero pertinentes.
    Contudo, contribuindo, sugiro trabalhar o tema RESILIÊNCIA - competência que deve ser desenvolvida por todos que trabalham com as contradições e urgências no cotidiano escolar.
    Eugênia Medeiros
    CRE/Sobradinho

    ResponderExcluir
  7. Mediação de Conflitos. Abraço a todos. Patrícia Gerard

    ResponderExcluir
  8. "A vida só é bem vivida quando envolvida na vida de outra vida" - Redes sociais.
    Como a rede social pode colaborar com tantas vidas, pois todos têm o mesmo objetivo. Queremos e estamos trabalhando em função de que todos os discentes tenham uma vida melhor, mais justa, com mais oportunidade, uma vida melhor e mais feliz.

    Obrigada
    Dorinha

    ResponderExcluir
  9. O orientador educacional como mediador de conflitos.

    ResponderExcluir
  10. Como fazer observação (do aluno, do professor),devolutivas,dicas de como fazer relatórios e outros documentos e a postura do orientador educacional na escola.

    ResponderExcluir
  11. A etica no trabalho do orientador educacional

    ResponderExcluir
  12. Concordo com Maria das Dores,
    Um dos bons temas é: Como o Orientador e as as redes sociais podem estreitar suas relações visando colaborar com a comunidade?

    ResponderExcluir
  13. A Práxis da Orientação Educacional .

    ResponderExcluir
  14. Olá!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Tudo bem com todos? Idem! Estou bem empolgada...
    Acontece que participei de uma apresentação da pesquisa Prof.ª Natalia Souza Duarte (que trabalhou um tempo aqui na EAPE, saiu para o doutorado e, atualmente,faz parte do Gabinete) com mais 3 professoras. Demais!
    "Política Educacional e pobreza" é o título que, de forma bem completa, abordou o quão invisível se tornou a pobreza para a escola e para a sociedade. Também pontuou que, nem a Diversidade, com sua riqueza de temas, está trabalhando a discriminação direta quanto à pobreza, inteiramente ligada ao fracasso escolar, carregada de preconceitos. Muitas coisas foram comprovadas em sua pesquisa.Publicou um livro sobre...
    Vale muito a pena apresentar no nosso fórum. Cabe aqui a sugestão, além do Saviani citada acima.
    Bjssssssssssssssssss
    Regina-EAPE

    ResponderExcluir
  15. Caros colegas,
    sabemos que um dos motivos que mais tem causado conflito e stress na atuação dos OEs nas escolas, e justamente, o fato da não consciência e equívocos nas atribuições dos diversos membros da equipe pedagógica. Pensando nisso,sugiro o seguinte tema:
    COORDENAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO: ATUAÇÃO E DIÁLOGO DA ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL, COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA, SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E DIREÇÃO ESCOLAR.

    JUSTIFICATIVA: ESCLARECIMENTOS E PERCEPÇÃO CONSCIENTE DA ATUAÇÃO DOS MEMBROS DA EQUIPE PEDAGÓGICA (ORIENTAÇÃO, SUPERVISÃO, COORDENAÇÃO E DIREÇÃO) COM O INTUITO DE ESTABELECER O DIÁLOGO E COORDENAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA BUSCA DA HARMÔNIA DAS RELAÇÕES E EFICIÊNCIA DO PROCESSO EDUCATIVO.

    Sugiro como palestrante: CELSO VASCONCELOS

    Alessandro Neves - Orientador Educacional

    ResponderExcluir
  16. Sugestão de Tema: Características e Interesses dos Jovens do Século XXI.

    Abraço,

    Mônica Braceloti
    Orientadora Educacional - CEM 9 e 10

    ResponderExcluir
  17. Sugestão de Tema: A Família e a Escola a Base da Educação.
    Afeto, Limite, Alicerce Humano.

    ResponderExcluir
  18. CAROS COLEGAS ORIENTADORES EDUCACIONAIS,

    CONFORME ANUNCIADO, O PRAZO PARA SUGESTÕES PARA O TEMA DO III FÓRUM DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL FINALIZOU. BREVEMENTE, AQUI NO BLOG, A GOE E A COMISSÃO DE ORGANIZAÇÃO, DISPONIBILIZARÁ CINCO TEMAS MAIS PERTINENTE PARA VOTAÇÃO, DE ACORDO COM O ENCAMINHAMENTO DEFINIDO NA ÚLTIMA REUNIÃO DA COMISSÃO ORGANIZADORA.

    ATENCIOSAMENTE,

    GERÊNCIA DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

    ResponderExcluir