terça-feira, 25 de novembro de 2014

VEM AÍ...! Foi...!


Breve histórico dos fóruns de Orientação Educacional do DF

Os Fóruns de Orientação Educacional vêm se realizando anualmente, com uma participação cada vez maior dos Orientadores da rede e consolidando-se como espaço de encontro, celebração, formação continuada e conquistas para esses profissionais.
A primeira edição aconteceu em 2011 no museu da República e contou com participação da renomada Mirian Grinspun, pesquisadora e autora de diversos livros sobre a ação pedagógica na orientação educacional. O tema do I Fórum foi: “Novos desafios profissionais para a formação e atuação do pedagogo” e trouxe uma reflexão a respeito da necessidade de formação permanente do Orientador Educacional. 
Já em 2012, o II Fórum teve como foco “Identidade, desafios e perspectivas” da Orientação Educacional em todos os níveis da Educação Básica. O evento, realizado na sala Martins Pena do Teatro Nacional, contou com a participação do então secretário de educação Denilson Bento da Costa, da subsecretária de Educação Básica Prof. Sandra Zita Tiné, da direção da Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação por meio do prof. Simão Miranda, da professora da Faculdade de Educação da UnB – Maria da Conceição e da Gerente de Orientação Educacional Érika Goulart. Na ocasião, palestraram o Dr. Silvio Duarte Bock e a representante da Fundação Logosófica, Maria Helena Lopes de Abreu, que apontaram para que perfil profissional na orientação educacional está relacionado ao compromisso pedagógico com a perspectiva de desenvolvimento humano e o desafio constante em dialogar com a realidade social e suas transformações.
No ano de 2013, o tema abordado foi "A Práxis da Orientação Educacional: mediação de conflitos e compromisso social". O tema foi desenvolvido pela professora da UnB, Flávia Beleza e a Orientadora Educacional e formadora da EAPE, Michelle Confessor, duas sumidades no assunto, e que proporcionaram profundo entendimento do tema e um diálogo entre a metodologia da mediação de conflitos com a ação de Orientação Educacional no ambiente escolar. O evento contou com a participação do assessor do Secretário de Educação Adayl, Coordenadores da Educação Integral, prof. Jeovany dos Anjos e da Educação em Direitos Humanos, prof. Mauro Gleisson, bem como outras autoridades da SEDF. O evento, também contou, com uma divertida apresentação teatral, promovida por orientadores e professores da CRE do Gama abordando o assunto.
Na manhã do dia 05 de dezembro de 2014, será realizado no Cine Brasília, o IV Fórum de Orientação Educacional, com o tema, "A Orientação Educacional e as relações Interpessoais: uma práxis colaborativa e afetiva". A escolha do tema surgiu a partir de ampla consulta, junto aos Orientadores Educacionais de todas as Coordenações Regionais de Ensino (CRE), que manifestaram grande interesse em se aprofundar nessa temática. O evento proporcionará, aos Orientadores Educacionais, momento de confraternização com música ambiente e buffet, exposição de trabalhos voltados à temática sendo apresentados por cada CRE, além de uma dinâmica e performática palestra.
O Fórum tem sido também um espaço de partilha de experiências exitosas e aprendizados da prática cotidiana da Orientação Educacional no ambiente escolar, e proporcionado por meio de exposição de trabalhos pelos Orientadores Educacionais de nível local.
Todos que vivem o cotidiano da Orientação Educacional nas escolas públicas do DF, que desejam dialogar sobre as possibilidades e necessidades pedagógicas dessa área, encontrarão no IV Fórum da Orientação Educacional um importante espaço de interlocução!

                             Nos encontraremos lá!!!

O VI Fórum de
Orientação Educacional foi um sucesso!

Realizado no dia 05 de dezembro, no tradicional Cine Brasília, o IV Fórum de Orientação Educacional que abordou o tema "A Orientação Educacional e as Relações Interpessoais: uma práxis colaborativa e afetiva" contou com a presença de aproximadamente de 400 Orientadores Educacionais da SEDF.            Logo na chegada, e sob tapete vermelho, os orientadores educacionais foram recebidos calorosa e afetuosamente pelas 14 CREs que distribuíram lembrancinhas voltadas à temática do fórum, apresentação de capoeira, exposição de máscaras africanas elaboradas por alunos , abraços grátis, muita música, que segundo a fala da Gerente de Orientação Educacional, Érika Goulart, sobre sua percepção do evento, relata, "...estou muito feliz porque o objetivo inicial do evento era proporcionar, aos orientadores educacionais, um momento de alegria e descontração sem perder o foco da temática, e vejo isso claramente no rosto de cada um aqui presente".
A palestra promovida pelo executive coach, Círo Daniel e seu companheiro de trabalho, o mágico Steiner, trabalhou o tema com muita descontração e interação com a platéia que não se conteve com muitas gargalhadas, como afirma a orientadora educacional, Juliana, "Foi muito divertido... a palestra abordou o tema "relações interpessoais" de uma forma leve e descontraída". Assim foi, também, a impressão de muitos orientadores.
E assim, a equipe da GOE e a Comissão de Organização do IV Fórum de Orientação Educacional fecha as atividades de 2014 com a sensação de dever cumprido e de um evento bem organizado.
A equipe da Gerência de Orientação Educacional deseja a todos os Orientadores Educacionais do DF, Feliz Natal, um Novo Ano com muitas realizações pessoais e profissional, e Proveitosas Férias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário