quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Vem aí o.... V Fórum de Orientação Educacional!

        


4 de dezembro, 8h30, Cine Brasília (106/107, Asa Sul)
           
           O Fórum de orientação Educacional em sua 5ª edição reafirma seu compromisso como espaço de encontro, celebração, formação continuada e conquistas para os pedagogos Orientadores Educacionais da rede. Os Fóruns anteriores abordaram os seguintes temas: "Novos Desafios Profissionais para Formação e Atuação do Pedagogo"; "Identidade, Desafios e Perspectivas"; A Práxis da Orientação Educacional: Mediação de Conflitos e Compromisso Social"; "A Orientação Educacional  e as Relações Interpessoais: Uma Práxis Colaborativa e Afetiva".
          No ano de 2015 será a oportunidade para aproximar o trabalho da Orientação Educacional da pedagogia da cooperação, numa perspectiva de desenvolvimento do trabalho em rede e da transformação coletiva. Princípios que vem sendo reforçados nos documentos norteadores da Secretaria de Educação do DF e nas atividades articuladas pela Gerência de Orientação Educacional com seus pares.
         Quando se fala em Pedagogia da Cooperação, imagina-se um caminho de ensinagem compartilhada no qual cada pessoa é considerada um mestre-aprendiz, com-vivendo a descoberta de si mesma e de sua comum-unidade com os outros, o que acrescenta na agenda educativa do fortalecimento da autonomia dos indivíduos o tema da promoção do bem comum.
          A Pedagogia da Cooperação pode ser percebida como um conjunto de sinais, indicadores, pistas e dicas disponível para orientar a caminhada dos profissionais que se aventuram pelas trilhas da cooperação em direção ao centro essencial de sua própria comum-unidade.
        É uma pedagogia viva, que acontece em diferentes momentos e em muitos movimentos, sendo articulada organicamente com os passos e com-passos dados ao longo do caminho por aqueles que caminham. É uma jornada de realização exterior para promover a transformação interior da pessoa e do grupo.
                                      

Com

FÁBIO OTUZZI BROTTO

“Mais do que "fazer parte"… Eu Sou… Projeto Cooperação, por inteiro”!
•   Sócio-Facilitador do Projeto Cooperação.
•   Mestre em Ed. Física (Unicamp).
•   Bacharel em Psicologia e Licenciado em Educação Física.
• Facilitador credenciado do “Jogo da Transformação” (Innerlinks-EUA e Findhorn Foundation-Escócia).
•   Co-Fundador do Projeto Cooperação.
•   Criador da Pós-graduação em Jogos Cooperativos.
• Focalizador de Jogos Cooperativos, Pedagogia da Cooperação e Desenvolvimento de Equipes Colaborativas.
•  Autor de livros, entre eles: “Jogos Cooperativos: se o importante é competir, o fundamental é cooperar” e “Jogos Cooperativos: O Jogo e o Esporte como um Exercício de Convivência”.
FONTE: http://www.projetocooperacao.com.br/pedagogia-da-cooperacao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário