segunda-feira, 6 de maio de 2013

I Coordenação Setorial de Orientação Educacional

            É antiga a demanda dos Orientadores Educacionais a respeito da aproximação entre a Gerência e os níveis locais. Foi com o intuito de atender a esta demanda que a Gerência de Orientação Educacional - GOE, com o apoio das orientadoras Michelle Confessor e Cléssia Mara, lotadas na EAPE, realizou a I Coordenação Setorial de Orientação Educacional.
Foram quatro reuniões agrupando as regionais por proximidade. Desta forma, a primeira aconteceu no CED 06 de Taguatinga no dia 22 de março e contou com a presença dos orientadores lotados em Taguatinga, Ceilândia, Brazlândia e Samambaia. A segunda foi no dia 02 de abril, no Teatro de Sobradinho e contou com a presença dos OE’s desta regional e de Planaltina; neste momento, a Gerente da GREB de Sobradinho, Vera Soares, e a Coordenadora Regional de Ensino, Celsa Pacheco, prestigiaram o evento abrindo e fechando os trabalhos. A terceira setorial aconteceu no Galpão Comunitário de Santa Maria e se destacou pelo local e pelo farto lanche oferecido na situação. A última foi realizada no dia 05 de abril, na EAPE e participou um quantitativo maior de regionais: Guará, Plano Piloto/Cruzeiro, Núcleo Bandeirante, Paranoá e São Sebastião.

Como acolhimento para cada grupo, foi compartilhada a música: “Girassol”,  da Banda Cidade Negra, 
e distribuídas trouxinhas de sementes de girassol, envoltas por retalhos de chita. A proposta era a plantação e cuidado das sementes e o registro fotográfico das flores, com a intenção de montar um “jardim da orientação educacional”. Este processo foi utilizado como uma metáfora dos temas apresentados ao longo do evento.
Após o acolhimento, a reunião teve início com a fala da gerente de orientação educacional, Érika Goulart. Ela fez um apanhado histórico da organização dos orientadores no Distrito Federal, culminando com a gerência exclusiva para este público, na nova estrutura da SEEDF. Além disso, aproveitou para divulgar os avanços já alcançados neste contexto,
sendo o primeiro deles a publicação da portaria n32, de 4 de fevereiro de 2013, que pela primeira vez na história estabelece uma modulação de alunos por orientador educacional. Outro fruto colhido foi o concurso para a área, já anunciado oficialmente, que a priori abre 50 vagas, mas que tem a flexibilização para cadastro reserva.  A outra grande novidade foi o recurso, via PDAF, exclusivo para o SOE de cada escola, o que era uma reivindicação antiga da categoria e foi viabilizado este ano.
Em seguida, a Orientadora Marina Rampazzo, pertencente à GOE, fez uma exposição a respeito dos planos de ação da orientação educacional. Foi ressaltado o grande esforço desempenhado para conseguir efetivar a leitura e devolutiva de todos os planos entregues em 2012, o que também se tratou de uma novidade. Além disso, houve a contextualização que levou ao novo modelo proposto, bem como a justificativa deste perante os objetivos que se deseja alcançar com ele. Assim, houve uma explicação de cada um dos itens deste documento para motivar e facilitar a execução dele.
Por fim,  Cléssia e Michelle deram informes a respeito dos cursos da EAPE propostos para 2013 e fizeram uma conscientização a cerca da importância dos orientadores participarem da formação do Currículo em Movimento. Esta é a nova política da SEEDF e a orientação não pode estar de fora desta discussão e da implementação.
O próximo encontro, para fechar com chave de ouro essa iniciativa, será com os orientadores educacionais do noturno, uma preocupação da gerência em atender e assistir esse público.
Os encontros setoriais, sendo mais um grande movimento da GOE para os orientadores da rede, contribuiu significativamente para orientação, planejamento, formação, convivência das regionais envolvidas em cada setorial, assim como, objetivar metas para as futuras e próximas ações da Orientação Educacional no DF.

 

Um comentário:

  1. Caras colegas, a pedido da Clessia que viu minhas fotos num lindo campo de girassóis e sugeriu que eu as postasse para vocês comporem o jardim dos Orientadores venho solicitar-lhes um e-mail ou facebook, enfim um lugar para enviar as fotos se houver interesse, pois por aqui não consegui. Bjs a todas.

    ResponderExcluir